Um Convite


O mundo vive situação permanente de transformação: a natureza, o homen, os sistemas, o individual, o social, o universal... A cada momento, são informações e mais informações que nos unem e nos fazem avançar, retroceder ou parar.
A globalização tem oportunizado o trânsito de informações, interligando o planeta. As tecnologias têm o papel fundamental na conexão e difusão maciça. A necessidade de buscarmos conhecimento tecnológico tornou-se, portanto, vital para que o indivíduo inclua-se neste fenômeno global que tem estabelecido novas relações e novas exigências. De que forma temos partilhado? Que proveito tiramos disto? Como temos tido acesso às estas informações e que uso temos feito delas?
Com tanta informação era de se esperar que o mundo estivesse muito bem, obrigada! Mas o que se vê é uma sociedade fragmentada, indivíduos inseguros e dependentes.
A educação que deveria conduzir o homem a construção dos ideais de paz, liberdade e justiça social parece estar encontrando dificuldades em preparar os indivíduos para estes fins.
E neste cenário, temos: de um lado escola, dividida em partes, de outro lado a vida, com os problemas cada vez mais globais e planetários e conseqüentemente mais complexos.
Como reposicionar a educação para que ela possa adequar-se às demandas contemporâneas? Qual é o papel do aluno? Do professor? Da família? Da escola? Do sistema educacional? Da tecnologia?
Tanto o texto de Edgar Morin, “Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”, quanto o Relatório de Jacques Delors têm a perspectiva de lançar as novas bases para um sistema de ensino que garanta uma cidadania mundial, com indivíduos autônomos, intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relações interpessoais, de comunicarem e evoluírem permanentemente, de intervirem de forma consciente e ativa na sociedade.
Portanto, conhecê-los é fundamental para que se possa contribuir para o desenvolvimento de uma nova educação para o século XXI.
Neste sentido, o grupo B disponibiliza um espaço coletivo para que você possa conhecer, refletir, discutir e opinar sobre as propostas divulgadas neste dois documentos e assim partilhar da diversidade de opiniões.
Ajude-nos a repensar a educação.

2 comentários:

Unknown disse...

Colegas.
Vocês estão de parabéns.
Abraços.

Unknown disse...

Realmente estamos vivendo um momento onde o professor não descobriu seu verdadeiro papel na educação, os alunos não entendem por que estudam tantas disciplinas,ou melhor em que momento da vida estas disciplinas serão úteis para eles, fala-se em interdiciplinaridade,porém, os professores não tem tempo (mesmo porque os professores ganham por hora/aula) para discutir os contéudos prográmaticos que podem ser estudados.Diante disso como fazer para aplicar a tecnologia na educação sem unir o conhecimento científico dos professores sem levar em conta os conhecimentos empíricos dos alunos?