Documento Proposta

No século XXI o novo tipo de profissional exigido será o homem global, e a instituição escola terá que reaprender para ensinar sob um novo enfoque em que se faça presente o conhecimento integrador e inovador, o desenvolvimento da auto-estima e o autoconhecimento, uma educação que possibilite a construção de alunos empreendedores e alunos cidadãos.
O ponto de partida para a inovação do processo educativo deverá ser o resgate da auto-estima do professor, pois professor motivado gera aluno motivado que gera professor motivado, contribuindo para o enriquecimento deste ciclo e indiretamente na mudança de atitude de toda uma comunidade.
Vivemos em um mundo complexo, onde um problema está ligado a outro, que se liga a outro e outro... Refletir sobre ações e estratégias para fortalecer o papel do professor diante deste mundo complexo exige, portanto, a análise de um conjunto de aspectos que envolvem o sistema educacional, no qual o docente está inserido.
Neste sentido, se focamos as atenções somente no professor, estaremos correndo o risco de ter uma visão míope, reduzida da questão, o que nos levaria, certamente, a propostas também reduzidas, pequenas. Por outro lado, considerando a natureza deste documento, não há pretensão de fazer uma análise técnica, aprofundada, mas de trazer algumas contribuições que se possam tornar significativas na busca de novos caminhos.
As ações aqui sugeridas sustentam-se nos princípios da inclusão social, da democratização de acesso e de uso das NTICs e do desenvolvimento sustentável e trazem à tona a questão da responsabilidade de vários setores da sociedade que, em rede de cooperação e de trabalho articulado, poderiam contribuir sobremaneira na construção de uma nova escola, uma nova educação.

Ações na Esfera Federal/ Estadual:
• Reformular o currículo dos cursos de licenciatura, incluindo, por exemplo, a disciplina Mídia-Educação;
• Regulamentar a criação da disciplina Mídia no Ensino Fundamental e Médio, criando diretrizes curriculares e coordenando a produção de materiais pedagógicos;
• Promover critérios de carreira docente que valorizem o professor, desenvolvendo ações de fortalecimento de um projeto nacional de formação e de apoio à melhoria das condições de trabalho dos professores, do salário e da carreira;
• Criar e articular uma rede de parcerias entre as universidades, as emissoras de TV e rádio, jornais, organizações não governamentais para disponibilizar programas de conteúdo educacional que sejam de fácil acesso;
• Definir diretrizes para o acesso à Internet e à programação da TV por assinatura para professores;
• Estabelecer parcerias com as concessionárias de rádio e de TV e ONGs para abrir oportunidade de exposição das produções de alunos e professores;
• Definir diretrizes para que as concessionárias disponibilizem sites com conteúdos educativos com acesso livre;
• Promover concursos que incentivem o comportamento ativo da população (alunos, professores, comunidade em geral) em produções que estimulem a expressão, a criatividade, o fortalecendo assim, a identidade dos grupos e garantindo nossa pluralidade cultural;
• Incentivar a formação contínua de professores em todos os níveis, bem como garantir o acesso a esses processos de formação ajustada às necessidades do professor;
• Criar mecanismo para reaproximar a família do processo educacional, devolvendo a ela suas competências e obrigações na educação do jovem;
• Definir diretrizes que garantam aos professores uma educação continuada e eficaz, com acesso a materiais, conteúdos e equipamentos que o coloquem em condições de pensar em práticas diferenciadas para contemplar a diversidade de talentos e de personalidade de seus alunos;
• Promover e divulgar pesquisas e consultas permanentes nas escolas para definir prioridades e rumos diferenciados da política educacional a partir das necessidades reais de cada escola;
• Incentivar as iniciativas de escolas, secretarias municipais e de educação, com concursos e premiação a projetos coletivos;
• Apoiar as iniciativas pedagógicas escolares a fim de promover a geração de situações pedagógicas que ampliem, complementem e fortaleçam os processos de ensino e aprendizagem nas escolas através da definição de problemáticas pedagógicas e, a partir daí, desenvolver uma iniciativa pedagógica escolar diretamente vinculada a situações de ensino e aprendizagem, através de recursos existentes nas escolas e considerando as possíveis articulações com algum plano nacional ou local, e incluindo, na medida do possível e necessário, outros agentes, instituições ou organizações da comunidade;
• Apoiar financeiramente atividades pedagógicas, consistindo numa quantia que cada escola receberia para desenvolver sua iniciativa pedagógica;
• Criar projetos e concursos que coloquem a arte, a música, a poesia, o teatro e a educação física, a ciência, a eletrônica, a informática e a robótica em lugar de destaque e que incentive a participação da população em geral com ações coletivas em prol do fortalecimento da identidade nacional;
• Prover as escolas com recursos humanos e materiais para o desenvolvimento de um trabalho diversificado, interdisciplinar e de qualidade com arte, música e ciência.
• Melhorar a infra-estrutura das escolas, prevendo uma linha de ação a partir da qual se realizam obras de melhoria da infra-estrutura escolar básica, destinadas principalmente a construir, adequar e melhorar espaços alternativos de aprendizagem: as salas de informática, as bibliotecas, os laboratórios de física, química, quadras de esportes, entre outros.

Ações na esfera local:
• Incluir a disciplina Mídia no currículo e desenvolver um trabalho com base na integração dos recursos disponíveis para a produção de materiais a serem incluídos no acervo da escola;
• Recorrer a parcerias com universidades, organizações não governamentais, concessionárias de TV e rádio e outras instituições para a criação de uma rede de apoio a projetos pedagógicos que visem a elaboração, divulgação e exposição de materiais produzidos pela comunidade escolar;
• Incentivar o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, tais como jornais, rádio, TV, salas ambiente que propiciem o uso das tecnologias disponíveis da escola e a participação de toda a comunidade;
• Estimular a produção artístico-cultural com a promoção de concursos de música, arte, poesia, teatro;
• Promover eventos como: feiras, exposição, gincanas, festivais, festas como espaço de divulgação de talentos para aproximar a família da escola;
• Criar espaços para discussão coletiva de problemas e soluções comuns da comunidade, com reuniões e encontros específicos;
• Incentivar a participação da escola em concursos e eventos a nível local e nacional para promover o intercâmbio cultural entre escolas;
• Revitalizar e fortalecer o Grêmio Escolar, Conselho Escolar e a APAM com ações articuladas para dar suporte às ações coletivas da comunidade escolar, legitimando gestão escolar.
• Promover oficinas, cursos, palestras, momentos de estudo durante as coordenações pedagógicas para incentivar o trabalho interdisciplinar.
• Fortalecer o vínculo com a comunidade através de ações educacionais comunitárias, realizadas pela escola e pela comunidade e que saem do âmbito estritamente escolar, ampliando-se para o educacional. Têm como objetivo gerar espaços de comunicação e intercâmbio para melhorar as condições de educação das crianças e dos adolescentes, e permitir sua plena inclusão social e escolar, além de produzir uma retroalimentação cultural mútua.
• Promover a ecologia política (ou antropolítica, segundo Morin) dentro das escolas a fim de desenvolver mentalidades compromissadas com as exigências dos novos tempos, preparando a educação do futuro.

O cidadão do “novo tempo” precisa ser criativo, participativo, atuante e preparado para enfrentar as mudanças que ocorrem na sociedade, pois o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação está interligando o mundo e dinamizando a troca de informação mundial.
Vivemos em um mundo que nos obriga sempre estarmos nos atualizando, pois os desafios são constantes e devemos estar acompanhando o desenvolvimento tecnológico da humanidade. Cabe a escola, portanto, criar novas metodologias que vão além de seu papel informativo. O aluno deve ser preparado para resolver questões cada vez mais complexas, devendo adquirir aptidões sociais e profissionais que possa acompanhar o desenvolvimento acelerado num mundo globalizado com novas tecnologias de informação e comunicação.
Por isso, o aprendizado do uso do computador e suas ferramentas tornaram-se indispensável em nossa vida profissional e familiar.
Através da utilização dos equipamentos disponíveis na escola, os professores deverão ser capacitados para entender essa nova tecnologia, que já não é mais tão nova, a fim de proporcionar a sua inclusão digital, pois quando empregamos a tecnologia hoje disponível viabilizaremos um melhor emprego dos conhecimentos já existentes e forma mais potencializada e contextualizada.
Sendo assim, a informática assume um papel de extrema importância, pois através de suas metodologias possibilita o desenvolvimento de habilidades que colaborarão com a eficiência funcional.
Com essa capacitação estaremos atendendo as exigências que constam nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a saber: “Os parâmetros curriculares Nacionais (PCN) indicam como objetivos de ensino fundamental que os alunos sejam capazes de: ... Saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.”
O computador não deverá ser utilizado como mera informatização dos processos de ensino já existentes, mas sim para favorecer a criação de ambientes de aprendizagem que permitam surgir novas formas de pensar e aprender, incentivando uma nova forma de atividade mental e possibilitando diferentes formas de comunicação através da produção e/ou recepção de informações entre computadores e seus usuários.

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